Sobre o Clube de Leitura

Tudo começou com um filme e um post.

Depois de assistir ao filme O clube de leitura Jane Austen, a Cássia escreveu este post em seu blog. Bastou esboçar o seu desejo de criar um clube semelhante que Nina, Carol, Laís e Rachel quiseram participar. Para fechar o número 6 de participantes, a Marina foi convidada e estava formado o clube de leitura.

Em abril de 2010, nos encontramos virtualmente para a discussão do primeiro livro, dos seis que leríamos. Sim, queríamos seguir o filme e ler os seis livros de Jane Austen.

A Rachel nunca chegou a participar. Dois encontros depois, a Carol saiu. Assim, resolvemos convidar a nossa leitora mais assídua, a Cátia. O engraçado? Ela comentou no post que deu origem ao clube. Ela já fazia parte, mesmo sem querer.

Um ano depois, concluímos nosso objetivo. Lemos e discutimos todos os livros de Jane Austen. Por isso, é ela quem dá nome ao nosso clube.

A Marina seguiu seu caminho.

Decidimos continuar com outros livros e autores. E nos encontramos para discutir O amor nos tempos do cólera, de Gabriel García Márquez.

Em maio, a Cássia fez um curso sobre teoria e linguagem cinematográfica e na lista de discussão da turma, o Alex nos conheceu e quis participar. Além dele, o curso também nos trouxe a Teeh. Ganhamos mais dois companheiros de clube.

E, pela primeira vez, somos em seis, tal qual o filme que nos inspirou: Alex, Cássia, Cátia, Laís, Nina e Teeh. Não temos um objetivo traçado, autores definidos, número de livros. Vamos lendo e conversando, enquanto houver amor pela literatura.

O CLUBE

Alex Constantino
Brasil, São Paulo/SP
@alexconstantino
Escrivonauta | Texto de Garagem

Cássia Pires
Brasil, São Paulo/SP
@cassiapires
Dos passos da bailarina | Carambolas Azuis | Cássia Pires

Cátia Pereira
Portugal, Barcelos
@catiagp
Chá de Menta | Chá de Menta (Tumblr) | Jane Austen Portugal

Laís D’Andréa
Brasil, Guarulhos/SP
@laisdandrea
Laís D’Andréa

Nina Rocha
Brasil, Brasília/DF
@ninapaularr
A casa da Nina

Teeh Schwarz
Brasil, São Paulo/SP
@teeh_schwarz
Cinema & Afins

3 respostas em “Sobre o Clube de Leitura

  1. Olá meu nome é Rafaella, sou Pedagoga, cinéfila, amo literatura, apaixonada por Jane Austen, tenho um blog; (tudo passa até uva passa – ellarafa.blogspot.com). Conheci este blog e, vcs é claro 🙂 através da @_hille. Para mim seria um sonho realizado se me permitissem participar do clube, mesmo ele já tendo seis participantes… Adorei o filme, assim como vcs e tenho o hábitos de assitir filmes adaptados de livros e vice versa… Pensem com carinho no meu pedido…
    Bjocas da Rafa.
    @ellarafacosta

    • Olá, Rafaella, tudo bem? Desculpe a demora em responder. Infelizmente, o clube de leitura está fechado para novos participantes, pois a nossa ideia sempre foi ter seis pessoas. Mas você pode criar um clube seu, que tal? 😉 E também acompanhar as nossas discussões por aqui.

      Grande beijo,

      Cássia

  2. Que apaixonante o clube de vocês, parabéns pela iniciativa! Conheci o blog do clube pelo site da Cássia Pires e li alguns posts com as opiniões sobre livros lidos. Aproveito para perguntar se vocês aceitam novos membros e como funciona a dinâmica dos estudos.
    Grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s