sobre o amor e sobre a cólera

Os dois livros que eu já tinha lido de Gabriel García Márquez são: “Cem Anos de Solidão” e “Crónica de uma Morte Anunciada”. Ambos livros são muito diferentes quanto à temática, o que me fez acreditar de que o livro escolhido no Clube de Leitura – “O Amor nos Tempos de Cólera” – seria também diferente. Não possuía nenhuma ideia pré-concebida da história. Não fazia nenhuma ideia sobre o que tratava. O nome sugeria a interpretação da “cólera” como sinónimo de “raiva” ou “ódio” do que o seu real significado que é a cólera enquanto doença. Não é de estranhar de que, para mim, este livro foi uma sucessão de surpresas.
Sabem quando se lê um livro e adivinha-se conforme se avança o que se vai suceder de seguida? Com este livro nunca passei por isto. Tudo era novidade: o desenvolvimento das personalidades dos personagens, as decisões e rumos de cada um, o desenlace. As duas únicas coisas constantes foram a paixão de Florentino Ariza e a escrita de Gabriel García Márquez. E sobre a escrita dele, que posso dizer que não seja já conhecido e dito? É apaixonante. A forma como ele descreve os personagens, os seus sentimentos e pensamentos transporta-nos para dentro do enredo. Dei por mim a visualizar-me sentada perto de Florentino Ariza enquanto este ficava à espera de ver Fermina Daza aparecer. Parece que me via na sala da casa de Fermina Daza enquanto esta vivia a vida que tinha de viver, mesmo não sendo bem a vida que ela tinha sonhado para si. Parece que lhes sentia os anseios, frustrações, devaneios e momentos de loucura.
Em concreto, trata-se de uma história de um amor contrariado mas persistente. Mas há muito mais por detrás. As suas páginas desafiam-nos a tentar compreender a complexidade de sentimentos lá contidos. É um real desafio. Desafio-vos a ler. Desafio-vos a ler e a envolverem-se nesta profusão de sentimentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s